30 de abril de 2012

LIÇÃO 3 - "VAMOS CONVERSAR SOBRE EVANGELISMO"

UM ATALAIA NO MEIO DO POVO 
 O profeta Ezequiel foi instituído por Deus como atalaia do povo. Ser um atalaia significava que Ezequiel era a sentinela, ou seja, ele vigiava e guardava o povo. E não somente isso. Além de vigiar e guardar o povo, ele teria a tarefa de ouvir as mensagens de Deus e transmiti-las às pessoas (Ez 3.16-21). O texto bíblico apresenta com clareza qual seria sua situação de acordo com a escolha que fizesse. Se os ímpios ouvissem as advertências de Deus, permanecessem no pecado e morressem, o profeta teria feito a sua parte e estaria livre de responsabilidade. Agora, se as pessoas morressem sem ouvir a Palavra de Deus por conta da negligência do profeta, ele seria responsável pela vida de cada pessoa que morresse nessa condição.
 O que essa história do Antigo Testamento tem a ver com os crentes de hoje? Ora, Deus está continuamente "falando" com o seu povo. Portanto, assim como fez com o profeta Ezequiel, Deus deseja colocar cada crente como atalaia no meio do povo.

 O QUE É O EVANGELHO? 
 O termo evangelho significa boas-novas. Então, o evangelho é a "boa notícia" da providência de Deus para a salvação da humanidade, que se realizou quando deu o seu único Filho para morrer pelo mundo. Todos os ensinamentos bíblicos que apresentam o cumprimento do plano divino para a salvação dos homens constituem o evangelho. Este não pode ser compreendido só como um sistema de normas morais ou sociais, pois, embora a Bíblia as possua, isso não terá valor se não for proclamada a salvação aos pecadores. Queremos lhe apresentar uma simples definição: "O evangelho é o conteúdo do evangelismo, e o conteúdo do evangelho é Jesus Cristo".


 O QUE É EVANGELISMO? 
 O evangelismo é a tarefa destinada a conduzir homens e mulheres a reconhecerem sua condição de pecadores, aprendendo o plano de Deus, e aceitando a Jesus Cristo como seu Salvador. Em linhas gerais, resume-se no conjunto de estratégias elaboradas e técnicas apropriadas para a comunicação da mensagem de salvação a todos que estão distantes do Senhor. Evangelizar não é uma missão muito simples, porque não se resume apenas a anunciar o evangelho, como muitos entendem. O evangelismo é composto de algumas etapas para que se cumpra com eficiência o "Ide" de Jesus.
Vejamos quais são:

É preciso anunciar! O homem precisa ser informado acerca de sua condição de pecador, das consequências do pecado, do amor de Deus, do plano de salvação e do que é necessário fazer para se salvar. 
 É preciso convencer! O evangelismo não é somente informar as pessoas sobre o evangelho. Existe uma outra parte mais importante que é convencer o pecador, mediante a fé de aceitar a salvação em Cristo Jesus. Aqui é importante considerarmos que quem convence o pecador de sua condição é o Espírito Santo (Jo 16.8). Mas cada crente é um instrumento usado por Deus para que isso aconteça. 
 É preciso discipular! Quando o pecador se converte a Cristo, não se encerra a tarefa da igreja e de cada crente. É necessário desenvolver mais uma etapa que é a do discipulado. O novo crente precisa aprender as doutrinas bíblicas e adquirir crescimento e amadurecimento espiritual. 

 RAZÕES PARA EVANGELIZAR 
 a) Amor pelas almas
   Em Lucas 15.3-10 está descrita a parábola do pastor que saiu em busca de uma só ovelha que se havia perdido, enquanto havia no curral outras noventa e nove. Isso nos revela que cada alma perdida possui um imenso valor para Cristo. Olhar cada ser humano sem Cristo como uma preciosa alma perdida é fundamental para que cada crente exerçaseu amor ao próximo, levando o evangelho a toda criatura. Em Marcos 8.36,37 está registrado que uma só alma tem valor maior que o mundo inteiro. Isso mostra a importância que temos para Cristo. A condição de uma alma que ainda não aceitou a Jesus é a condenação ao sofrimento eterno. Imagine que alguém que você ama irá para o inferno. Pense no que isso significa e entenda que as pessoas ao redor representam almas perdidas, que precisam conhecer e aceitar a salvação. Essa já é uma enorme razão para evangelizarmos.

b) Vontade de Deus.
    Cada crento busca conhecer a vontade de Deus e descobre que o seu maior desejo é que todos se salvem (1 Tm 2.3,4). Essa descoberta nos revela o grande amor de Deus e desperta o desejo ardente de se dedicar à evangelização, para que a vontade do Pai seja satisfeita por meio do nosso empenho em cumprirmos o que deseja. Um bom exemplo da compreensão acerca da vontade de Deus é a da chamada de Isaías" (Is 6.8).

 c) Ordem de Jesus.
    Em Mateus 28.19 foi dada uma ordem expressa de Jesus, a Grande Comissão. A obediência ao cumprimento de suas responsabilidades faz toda diferença na sua vida, pois quando se desobedece a uma ordem, as consequências são sempre desagradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário