6 de abril de 2012

LIÇÃO 1 - EU TENHO UMA MISSÃO!

A GRANDE COMISSÃO

No texto bíblico abordado nesta lição, vemos que Jesus apareceu aos seus discípulos e Ihes deu uma tarefa que é chamada de A Grande Comissão (Mc 16.15-18).
Ao ouvir essas palavras os discípulos logo foram cumprir sua tarefa. Pela obediência à ordem de Deus, foi que pudemos conhecê-lo, pois como teríamos ouvido sobre o evangelho se nos encontramos tão distantes do tempo e do lugar em que isto aconteceu? Se não houvesse pessoas obedientes à Palavra de Deus, o evangelho não teria chegado até nós.
Mas essa ordem não foi somente para aqueles que tiveram o privilégio de ouvir o "Ide" do próprio Jesus. Evangelizar não é uma opção, mas uma obrigação de todos os que chamam Jesus de Senhor.
Cada um de nós a partir do momento em que aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador passa a ter responsabilidade de ir buscar outras pessoas para terem a mesma experiência.

VÃO A TODOS OS POVOS

Na Primeira Carta aos Coríntios 12.12-28, o autor, Paulo, apresenta a definição do que é a igreja, com parando-a a um corpo. Isso quer dizer que cada crente possui uma importância singular dentro do Corpo de Cristo, que composto por vários membro de igual valor. Assim, você adolescente é hoje parte deste Corpo. Saiba que você é templo e habitaçã do Espírito Santo, e que Deus deseja usá-lo como instrumento par alcançar outras vidas em vário lugares por meio das boas-nova de salvação.
Jesus disse: Vão! Note que Ele não disse se você quiser ou faça-me o favor. O "Ide" foi uma ordem de Cristo. Você pode estar achando que terá que sair viajando pelo mundo e pregando o evangelho. Isso co certeza seria ótimo, mas existe muitas maneiras de você falar c Cristo a todas as nações. Lembre-se de que a Grande Comissão é pa atingir todo o mundo. Então, o seu país, o seu estado, a sua cidade, seu bairro e a sua rua estão incluíd neste "Ide".
Preciso começar perguntando mais uma vez: Qual é a nossa missão como igreja? A resposta está em reconhecer que somos o corpo de Cristo. Portanto, devíamos estar fazendo o que Ele fez na terra. A evangelização do mundo, portanto, tem de ser missão, o objetivo norteador da igreja pois era a meta central de nosso Senhor - a única razão pela qual o Filho eterno, despojando-se de suas vestes de glória, assumiu nossa forma. Ele veio para buscar e salvar o que se havia perdido' (Lc 19.10) - 'não veio para ser servido mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos' (Mt 20.28)" Coleman, Robert. A Chegada do Avivamento Mundial: Rio de Janeiro: CPAD,1996).

ENSINAI...

Jesus disse: ensinai! O propósito de Cristo não é somente que as pessoas ouçam falar dEle, que levantem suas mãos e fique por isso mesmo. Não é apenas uma grande quantidade de conversões, mas ELe deseja que as pessoas aprendam os seus ensinos e possam viver como Ele viveu. Jesus Cristo deseja que cada discípulo forme outros discípulos, ou seja, pessoas capazes de segui-lo com um compromisso diário de oração, leitura da Bíblia, comunhão com a igreja e pregação do Evangelho (João 8.31).

COMPROMISSO COM DEUS

O batismo representa a dedicação da pessoa a Jesus Cristo. É uma demonstração pública da fé e do fim de uma vida de pecado para se iniciar uma nova vida de comunhão com Deus. Quem se batiza nas águas assume o compromisso de viver para o Senhor.
Jesus Cristo, quando anunciou aos seus discípulos a grande missão da igreja, foi muito profundo em suas palavras, determinando que não seria necessário somente semear (ir), mas também cuidar (ensinar) e colher (batizar) os frutos de um verdadeiro encontro com o Salvador.
O batismo é muito importante para a vida cristã, representando a união entre Cristo e o crente. Se você não é batizado, comece a se preparar para assumir esse compromisso.
"Jesus ordenou que os discípulos pregassem o evangelho, ensinassem os novos convertidos, e então os batizassem (Mt 28.19). Isto deixa bem claro que a pessoa só deve ser batizada depois de demonstrar ser salva em Cristo. Infelizmente, alguns novos convertidos, ou adolescentes nascidos em lar evangélico, ficam adiando o batismo, dizendo que, após serem batizados terão de mudar o seu modo de viver. Errado. O modo de viver de uma pessoa deve ser mudado tão logo ele aceite a Cristo como Salvador. As pessoas não são batizadas para serem salvas, mas porque já são salvas, e isto deve ser demonstrado em suas vidas antes mesmo do batismo.
Embora o batismo não salve, não podemos nos esquecer da declaração de Jesus; 'Quem crer e for batizado será salvo '(Me 16.16).
O salvo não tem de optar por ser batizado ou não. Se creu em Jesus e o recebeu, deve demonstrar isto com uma atitude de obediência, passando pelas águas. Ficar adiando o batismo porque não quer abandonar certos costumes, ou porque recusa assumir um compromisso com a igreja, é comportamento de quem ainda nao experimentou verdadeirame o novo nascimento. Se alguérn morrer sem ter tido tempo de passar pelas águas, como o ladrão da cruz (Lc 23.42,43), certamente entrará no paraíso. Contudo, se você tem tempo e oportunidade de ser batizado, e nega-se a fazê-lo, corre risco de perder a salvação" (DORETO Marli. Manual de Integração do Novo Convertido pp 169,170 Rio de Janeiro:CPAD).

TODAS AS NAÇÕES

Salmos 22.27 declara a imensa necessidade de que todos os "cantinhos" da terra conheçam e se convertam ao Senhor.
Porém, para que todas as nações conheçam a Cristo, é necessário que a Igreja não pare nunca de anunciar o evangelho por todos os lugares. Deus conta com cada crente.
Talvez você imagine que há algo "errado" nesta história. Afinal, é difícil imaginar que Deus precisa de você para alguma coisa. Mas a Bíblia é clara quando diz que Deus decidiu atribuir essa responsabilidade à Igreja. Isso mesmo! Ou cumprimos nossa missão ou ela não será realizada na terra. Porém, em cada geração Deus tem encontrado servos fiéis e obedientes à sua Palavra que anunciam o evangelho.
Há a grande necessidade de intensificar o trabalho de evangelização mundial, pois a volta de Cristo está próxima (1 Ts 5.1-3). O número de evangélicos tem crescido bastante, principalmente aqui no Brasil, mas essa não é a realidade em todo o mundo, visto que existem lugares onde nunca se ouviu falar o nome Jesus e que não é permitida a divulgação do evangelho. Isso nos mostra que ainda há muita coisa para ser feita. Faça a sua parte!

ESTOU CONVOSCO

Aleluia! Jesus Cristo encerra suas palavras trazendo incentivo e conforto para os seus discípulos ao declarar "Estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28.20b). Esta é a promessa para os que se comprometem e cumprem sua ordem, ganhando almas perdidas para Cristo. É maravilhoso saber que Cristo está com você durante todo o tempo. Não há melhor companhia e ninguém que possa nos ajudar como Jesus. Ele cuida dos seus filhos a cada instante. Não há o que temer, pois, crendo nessas palavras, encontramos a resposta para qualquer problema que surgir à frente.
É um privilégio saber que Jesus Cristo deu a cada crente uma importante missão: buscar almas que o aceitem como Salvador, para que cumpram sua vontade e sejam batizadas. Assim assumirão compromisso com Ele, e farão outros discípulos para o Senhor.
Então, é preciso que todos os crentes, de todas as idades, se unam e levem ao mesmo tempo c evangelho a todas as nações.
Como fazê-lo? É o que você verá nas próximas lições. Não perca!


Texto Bíblico
Mateus 28.18-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário