26 de março de 2012

LIÇÃO 13 - O CAMINHO PARA VIVER

ESCOLHENDO O CAMINHO
Você está na fase mais importante e decisiva da sua vida. A partir de agora, terá que fazer algumas escolhas que irão determinar o seu futuro. Durante a infãncia, a presença e o controle dos pais nos livram de inúmeras situações de perigo. À medida que crescemos, aprendemos a tomar decisões, a nos defender e a escolher os caminhos que queremos seguir. Ao alcançarmos a idade adulta, os nossos pais já não respondem pelos nossos atos; por isso, você precisa aprender desde agora a assumir a responsabilidade por aquilo que faz, procurando a cada dia desviar-se dos caminhos maus. Uma decisão ou uma escolha errada hoje, poderá comprometer seriamente sua vida futura.
O mundo está cheio de armadilhas sutis que podem atrapalhar ou destruir a vida. Somente aqueles que temem ao Senhor escapam delas (Pv 14.27).


OS MAUS CAMINHOS
Há vários caminhos atraentes, empolgantes e espaçosos que levam ao prazer e à diversão; que transformam os nossos sonhos em ilusões doces e agradáveis. Isso tudo é passageiro. Muitos trilham por esses caminhos sem se preocupar com o terrível destino para o qual estão sendo atraídos (Pv 16.25).
Quantos jovens perderam suas vidas no mundo das drogas, do alcoolismo e da prostituição, por não se preocuparem com o destino final dos seus caminhos? Grandes estrelas da música, do cinema, da TV, do esporte, foram arrastadas traiçoeiramente para a morte. Creio que você conheça pessoas que tiveram um destino semelhante. Portanto, tenha cuidado! Lembrese de que a vida não é uma brincadeira. Embora se possa brincar com quase tudo, quem brinca com a vida termina muito mal.


O VERDADEIRO CAMINHO
Qual o caminho que você pretende escolher? Só há um caminho que conduz à vida - Jesus Cristo (Jo 14.6). Quem é sábio anda por este caminho (Pv 15.24).
Você já sabe qual é o verdadeiro caminho que deve seguir, mas o que fazer para seguir por esse caminho? O livro de Provérbios nos apresenta pelo menos quatro passos indispensáveis àqueles que desejam seguir o caminho da vida:
a) Entregar ao Senhor as suas obras. Quem deseja trilhar pelo caminho verdadeiro, precisa primeiro aprender a entregar a sua vida e tudo o que faz aos cuidados do Senhor (Pv 16.3).
b) Aprender a andar no temor do Senhor. Temer a Deus é indispensável para aqueles que desejam andar pelo caminho da vida (Pv 16.6). Quando aprendemos a temer a Deus, desenvolvemos uma relação de obediência e reverência para com Ele. Isso nos faz desviar dos caminhos maus. Procuramos agir corretamente, não porque fomos obrigados a isso ou porque sentimos medo de ser castigados, mas porque amamos a Deus. Quando amamos uma pessoa, procuramos respeitá-la e não decepcioná-la.
c) Deixar Deus dirigir os seus passos. Andar na direção de Deus é a melhor forma de se evitar os maus caminhos. Quem dirige os seus passos? Você já experimentou deixar Deus guiar a sua vida? Quando Deus comanda a nossa vida,o nosso destino final é a vida eterna. Porém, quando recusamos ser dirigidos por Ele e seguimos os maus caminhos, o nosso destino é a morte e a condenação (Pv 19.16; 21.16).
d) Guardar os mandamentos do Senhor. Assim como uma locomotiva precisa de trilhos para se locomover, Deus também procurou dar uma direção para a vida do homem. A Palavra de Deus é o roteiro dessa direção, que deve ser seguida. Por isso, é necessário guardá-la com todo o coração e com toda a alma.
Não se preocupe se alguém chamar você de "careta". Melhor é ser "careta" e entrar no céu, do que seguir no caminho da "liberdade" e ir para o inferno. Deus nunca obrigou o homem a seguir a direção por Ele estabelecida. Porém, andar fora da direção de Deus é como uma locomotiva fora dos trilhos.
Provérbios é um livro que nos ensina a viver sabiamente. Seu fundamento principal é atitude de uma pessoa em relação a Deus, que é a fonte da sabedoria. Os provérbios destacam vários aspectos do caráter divino. Conhecer o Criador nos ajuda a ser sábios.
Deus ...
Está ciente de tudo o que acontece (Pv 15.3).
Conhece todas as pessoas (Pv 15.11; 16.2;21.2).
É o Criador de todas as coisas (Pv 16.4).
Controla todas as coisas (Pv 16.33; 21.30).
É uma fortaleza (Pv 18.10).
Resgata seu povo do perigo (Pv 11.8,21).
Recompensa aqueles que são fiéis (Pv 11.31).
Abençoa os justos e condena os ímpios (Pv 12.2).
Deleita-se em nossas orações (Pv 15.8,29).
Ama aos que lhe obedecem (Pv 11.27; 15.9; 16.20:22.12).
Cuida dos pobres, dos enfermos e das viúvas (Pv 15.25; 22.22,23).
Purifica os corações (Pv 17.3) Odeia o mal (Pv 8.13).


Para trilhar o caminho de vida feliz e agradável a Deus é necessário traçar alguns passos de acordo com o que é afirmado no livro de Provérbios:
1. Começa com a sabedoria de Deus. Devemos respeitar e apreciar o que Deus é; a reverência e o temor em reconhecer o Deus Todo-Poderoso. É aceitar acima de tudo a sua soberania em agir na nossa vida.
2. Requer estudo da Palavra. Confiar em Deus e em sua Palavra;
permitir que sua Palavra fale conosco pessoalmente; estar disposto a obedecer.
3. Requer aplicação prática. Agir conforme a direção de Deus para cada dia.
4. Esses passos resultarão numa vida feliz. Teremos a tranquilidade de entregar todos os problemas, aflições e anseios nas mãos do Eterno. Consiste também em experimentar o que Deus faz com a nossa obediência. É confiar nas suas promessas, na sua provisão e proteção.
Além do que foi mencionado anteriomente, é preciso que o crente possua qualidades e habilidades indispensáveis para ser bem-sucedido:
caráter nobre, integridade, paciência, diligência e desenvoltura para resolver as questões mais complexas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário