17 de janeiro de 2012

Fique Alerta: "Obediência"

Você já pensou como seria o mundo sem leis, sem regras, sem normas? O que aconteceria numa cidade como São Paulo ou Nova Iorque se não existissem sinais de trânsito? Seria um caos total, não acha? Por isso, foram criadas as leis humanas. Elas servem para garantir a ordem e o direito das pessoas. Desta forma, Deus, ao criar o mundo, instituiu leis, no universo moral, com o objetivo de nortear e harmonizar a vida humana, e deu aos pais a tarefa de transmitir essas leis aos filhos. Se você quer ser abençoado, aprenda, nesta lição o caminho da obediência.

"A desobediência aos pais é considerada uma marca da depravação humana (Rm 1.30) é um sinal dos últimos dias (2 Tm 3.2).
O texto de Provérbios 1.8,9, instiga o jovem a ser obediente a Deus e a respeitar os seus pais. Nessa forma de proceder, os jovens vão encontrar a melhor proteção contra o mal. Esse caminho – embora não tão atraente e fascinante quanto as seduções do pecado – é o seu melhor caminho na vida. Filho meu (v.8) é um termo carinhoso usado pelo mestre para com o seu pupilo e é usado com frequência em Provérbios. Ouve pode ser melhor traduzido por “obedecer” ou “guardar”. A instrução (treinamento ou disciplina) do teu pai sugere o lugar principal e central do pai no lar judaico (Êx 12.26-28; Dt 6.6-7). Mas o autor acrescenta: e não deixes ou: “não rejeiteis” a doutrina, “os ensinos” ou “orientações”, da tua mãe. Esses ensinos também eram significativos e não eram considerados inferiores aos do pai. Os pais são os primeiros mestres da religião, e as crianças hebréias aprendiam os primeiros passos da sabedoria com os seus pais.
As observâncias das instruções dos pais não ficariam sem sua recompensa. Essa conduta ornamentaria a vida do jovem com honra. Ele teria um diadema de graça (uma grinalda graciosa) sobre a sua cabeça e colares (enfeites) para o seu pescoço. É uma referência a adornos usados por reis (Gn 41.42; Dn 5.29)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário