22 de dezembro de 2011

O Tribunal de Cristo

Para entendermos melhor o assunto,as características do Tribunal de Cristo são:


a) É só os crentes salvos. Todos os crentes salvos haverão de comparecer perante ele. Escrevendo aos crentes em Roma, Paulo afirma: "Todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por ele(...) Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Rm 14.10-12).

b) É para recompensa,não para condenação. Em Apocalipse 22.12,o Senhor Jesus esclarece: "Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito". A Bíblia diz que não somos salvos pelas nossas obras (Ef 2.8,9), mas seremos julgados por elas depois de salvos, pois fomos feitos novas criaturas em Cristo para a prática de boas obras (Ef 2.10; Tt 2.11-14).

c) Cristo nos julgará. Foi Ele mesmo quem nos prometeu em Apocalipse 22.12.

d) Seremos julgados tanto pelas boas como pelas más obras. Segundo o texto de 2 Coríntios 5.10, essa recompensa é por aquilo que tivermos feito "de bom também". No Antigo Testamento, vemos referência às boas e às más obras (Ec 12.14).

e) A qualidade das nossas obras definirá a nossa recompensa. A Bíblia diz que nossas obras terão, perante Deus, a seguinte escala de valor: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, capim e palha.
   O testo bíblico de 1 Coríntios 3.10-15 diz que o fundamento para a obra de todo salvo é Jesus Cristo. A Bíblia usa matérias como ilustrações para falar de dois tipos de obras: as de grande valor (ouro, prata, e pedras preciosas) e, por outro lado, as sem valor algum (madeira, capim, palha).

f) AS nossas motivações definirão a qualidade das nossas obras. A Bíblia diz que,se queremos ser bem recompensados no Dia do Tribunal de Cristo, devemos observar as nossas motivações. Quais são as suas motivações as fazer a obra de Deus? De acordo com as Escrituras,devemos trabalhar com devoção,amor e fidelidade, sempre tendo em mente que serão examinados por Deus:

  • Nossos atos em oculto (Mc 4.22; Rm 2.16).
  • Nossas palavras (Mt 12.36,37).
  • Nossas boas obras (Ef 6.8).
  • Nosso caráter (Rm 2.5-11).
  • Atitudes (Mt 5.22).
  • Motivos e objetivos (1 Co 4.5; 13.1-7).
  • O desamor (1 Co 13.1-7; Cl 3.23; 4.1).
  • Nosso ministério e trabalho (1 Co 3.13).
   Sejamos fiéis em tudo,para que, naquele grande dia, possamos ouvor de Jesus: "Bem está,servo bom e fiel. Sobre pouco foste fiel,sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor" (Mt 25.21 ARC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário