30 de abril de 2012

LIÇÃO 3 - "VAMOS CONVERSAR SOBRE EVANGELISMO"

UM ATALAIA NO MEIO DO POVO 
 O profeta Ezequiel foi instituído por Deus como atalaia do povo. Ser um atalaia significava que Ezequiel era a sentinela, ou seja, ele vigiava e guardava o povo. E não somente isso. Além de vigiar e guardar o povo, ele teria a tarefa de ouvir as mensagens de Deus e transmiti-las às pessoas (Ez 3.16-21). O texto bíblico apresenta com clareza qual seria sua situação de acordo com a escolha que fizesse. Se os ímpios ouvissem as advertências de Deus, permanecessem no pecado e morressem, o profeta teria feito a sua parte e estaria livre de responsabilidade. Agora, se as pessoas morressem sem ouvir a Palavra de Deus por conta da negligência do profeta, ele seria responsável pela vida de cada pessoa que morresse nessa condição.
 O que essa história do Antigo Testamento tem a ver com os crentes de hoje? Ora, Deus está continuamente "falando" com o seu povo. Portanto, assim como fez com o profeta Ezequiel, Deus deseja colocar cada crente como atalaia no meio do povo.

 O QUE É O EVANGELHO? 
 O termo evangelho significa boas-novas. Então, o evangelho é a "boa notícia" da providência de Deus para a salvação da humanidade, que se realizou quando deu o seu único Filho para morrer pelo mundo. Todos os ensinamentos bíblicos que apresentam o cumprimento do plano divino para a salvação dos homens constituem o evangelho. Este não pode ser compreendido só como um sistema de normas morais ou sociais, pois, embora a Bíblia as possua, isso não terá valor se não for proclamada a salvação aos pecadores. Queremos lhe apresentar uma simples definição: "O evangelho é o conteúdo do evangelismo, e o conteúdo do evangelho é Jesus Cristo".


 O QUE É EVANGELISMO? 
 O evangelismo é a tarefa destinada a conduzir homens e mulheres a reconhecerem sua condição de pecadores, aprendendo o plano de Deus, e aceitando a Jesus Cristo como seu Salvador. Em linhas gerais, resume-se no conjunto de estratégias elaboradas e técnicas apropriadas para a comunicação da mensagem de salvação a todos que estão distantes do Senhor. Evangelizar não é uma missão muito simples, porque não se resume apenas a anunciar o evangelho, como muitos entendem. O evangelismo é composto de algumas etapas para que se cumpra com eficiência o "Ide" de Jesus.
Vejamos quais são:

É preciso anunciar! O homem precisa ser informado acerca de sua condição de pecador, das consequências do pecado, do amor de Deus, do plano de salvação e do que é necessário fazer para se salvar. 
 É preciso convencer! O evangelismo não é somente informar as pessoas sobre o evangelho. Existe uma outra parte mais importante que é convencer o pecador, mediante a fé de aceitar a salvação em Cristo Jesus. Aqui é importante considerarmos que quem convence o pecador de sua condição é o Espírito Santo (Jo 16.8). Mas cada crente é um instrumento usado por Deus para que isso aconteça. 
 É preciso discipular! Quando o pecador se converte a Cristo, não se encerra a tarefa da igreja e de cada crente. É necessário desenvolver mais uma etapa que é a do discipulado. O novo crente precisa aprender as doutrinas bíblicas e adquirir crescimento e amadurecimento espiritual. 

 RAZÕES PARA EVANGELIZAR 
 a) Amor pelas almas
   Em Lucas 15.3-10 está descrita a parábola do pastor que saiu em busca de uma só ovelha que se havia perdido, enquanto havia no curral outras noventa e nove. Isso nos revela que cada alma perdida possui um imenso valor para Cristo. Olhar cada ser humano sem Cristo como uma preciosa alma perdida é fundamental para que cada crente exerçaseu amor ao próximo, levando o evangelho a toda criatura. Em Marcos 8.36,37 está registrado que uma só alma tem valor maior que o mundo inteiro. Isso mostra a importância que temos para Cristo. A condição de uma alma que ainda não aceitou a Jesus é a condenação ao sofrimento eterno. Imagine que alguém que você ama irá para o inferno. Pense no que isso significa e entenda que as pessoas ao redor representam almas perdidas, que precisam conhecer e aceitar a salvação. Essa já é uma enorme razão para evangelizarmos.

b) Vontade de Deus.
    Cada crento busca conhecer a vontade de Deus e descobre que o seu maior desejo é que todos se salvem (1 Tm 2.3,4). Essa descoberta nos revela o grande amor de Deus e desperta o desejo ardente de se dedicar à evangelização, para que a vontade do Pai seja satisfeita por meio do nosso empenho em cumprirmos o que deseja. Um bom exemplo da compreensão acerca da vontade de Deus é a da chamada de Isaías" (Is 6.8).

 c) Ordem de Jesus.
    Em Mateus 28.19 foi dada uma ordem expressa de Jesus, a Grande Comissão. A obediência ao cumprimento de suas responsabilidades faz toda diferença na sua vida, pois quando se desobedece a uma ordem, as consequências são sempre desagradáveis.

22 de abril de 2012

Fique Alerta:

Amor... Que palavra linda' 
Quando se pensa nela, a primeira coisa que vem à mente costuma ser o romantismo. De fato, o amor romântico entre os sexos opostos é um tipo de amor, mas não é a única maneira de amar.

Você gosta de ouvir histórias de amor? Com certeza você conhece a melhor de todas. Já sabe de qual história estamos falando? Parabéns! Você acertou! A mais fascinante história de amor tem como personagem principal Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio a este mundo para salvar o perdido.
Cada ser humano precisa saber dessa história, que você já conhece, e ter a oportunidade de aceitar a salvação que Jesus, com amor, oferece.

20 de abril de 2012

Lição 2 - É PRECISO AMAR...

Nesta lição, falaremos acerca do amor de Deus pela humanidade e como devemos expressar esse amor por meio das nossas atitudes e ações.


“PORQUE DEUS AMOU O MUNDO...”
O versículo localizado em João 3.16 é chamado de texto áureo da Bíblia, ou seja, o versículo-chave que resume o plano de Deus para a salvação de toda humanidade. É o texto que todo cristão precisa ter em mente para utilizar na evangelização.
É tão bom se sentir amado pelos pais, familiares e amigos. Mas imagine o quanto é maravilhoso ser amado por Deus! Ele não disse apenas que ama, mas sempre prova o seu amor por cada um de nós. Quando criou o mundo, fez tudo perfeito. É só olhar para o lado e contemplar a beleza da sua criação. Fez o homem de uma maneira toda a especial, "conforme a sua imagem e e semelhança" (Gn 1.26b). Não criou todas as coisas e abandonou o homem a sua própria sorte, mas está no controle de tudo, cuida e se relaciona com a sua criação. Atende às orações, opera milagres... E a maior prova desse grande amor está em sua atitude de dar seu filho, Jesus, para morrer pela humanidade, a fim de que todos tenham a salvação e a vida eterna.
Por que Deus fez isso?
No Jardim do Éden o homem cometeu pecado e, por causa disso, afastou-se de Deus, que é santo e não tolera o pecado, mas ama o pecador. Então, para resolver essa situação, Ele estabeleceu um plano de salvação que fizesse uma nova ligação com o homem. Mas quem poderia colocar esse plano em prática? Haveria alguém capaz de realizá-lo? Homem nenhum poderia. Só Jesus Cristo, seu único Filho, poderia fazê-lo. Então, Deus o enviou a este mundo para cumprir tão nobre missão.



É PRECISO AMAR!
Você já ouviu alguma vez a expressão "Deus é amor"? Pois é, se Deus é o próprio amor e os homens foram criados "a sua imagem e semelhança", isso significa que tanto podemos como devemos amar a Deus acima de todas as coisas e amar os outros também (Mt 22.37-40).
O exercício do amor é a maior prova e a razão da fé cristã. Ninguém pode dizer que é um cristão se não tem atitudes de amor. A Bíblia nos explica essa questão, principalmente, no texto de 1 Coríntios 13, que nos ensina de forma clara que o homem pode realizar muitas obras, mas que elas só terão alguma validade se feitas com amor.
"E nada pode ser mais importante que demonstrar a relevância da Grande Comissão, não como um chamado especial ou um dom espiritual, mas como o estilo de vida de todos os cristãos. Quando essa ideia cativa a congregação, e cada membro passa a discipular outros, o sacerdócio de todos os crentes assume a forma de um serviço diário.
Afinal, o ministério de Cristo do qual participamos não é um trabalho, é urna vida – a vida de Deus encarnada no corpo de seu Filho, e agora vivida pelo seu Espírito no corpo de sua Igreja. Quando essa vida é atrelada ao jugo do Mestre, a igreja como um todo passa a ser um instrumento poderoso de bênção.
É exatamente nesse ponto que o avivamento e a evangelização se encontram – o ponto em que o amor passa a ser expresso em atos. Onde brotar tal amor, sempre será possível achar meios para se proclamar o evangelho” (COLEMAN, Robert. A Chegada do Avivamento Mundial, CPAD).



AMOR É AÇÃO
O amor só pode ser manifestado por meio de atitudes. Simplesmente dizer "eu te amo" não significa muita coisa.
Para ser um cristão, é preciso amar! Aquele que ama se coloca no lugar do outro, amando-o como a si mesmo. Quem aceitou a Jesus Cristo como Salvador logo começa a anunciar aos outros o evangelho. Afinal, quem deseja que o seu próximo permaneça na sua situação de pecador e não se decida por Cristo? É falta de amor pensar que, se a sua salvação pode estar garantida, não há com que se preocupar com a dos outros.
Quem pode ser considerado meu próximo? Minha família? Meus parentes? Meus amigos? As pessoas que passam por mim nas ruas? Sim. Todos eles. O próximo é todo aquele que foi criado igual a você, à imagem e à semelhança de Deus não importando se está perto ou longe.
Você tem exercitado seu amor? Seus pais sabem que você os ama?Você pode ter um pouco de vergonha de dizer aos seus pais sobre o seu amor por eles. Mas, como conversamos, em primeiro lugar, serão as suas atitudes que "falarão mais alto" a respeito do seu amor, embora seja muito bom expressá-lo por meio de palavras também.
Você tem demonstrado seu amor pelas almas?
Para colocar o amor em ação, não é preciso somente de grandes ações, mas de simples gestos do dia-a-dia: ser educado; tratar as pessoas bem e sem discriminação; obedecer aos seus pais; demonstrar interesse pela leitura e prática da Palavra de Deus; participar das atividades da igreja com entusiasmo; ter sempre uma palavra de consolo e de esperança e nunca deixar passar oportunidades de falar diretamente sobre o evangelho de Cristo Jesus.
E os inimigos? Também merecem ser amados? É no fato de conseguir amar o inimigo que se encontra a lógica do amor, embora pareça muito difícil (Lc 6.32). Porém, Jesus Cristo foi nosso maior exemplo, pois nesta vida terrena fez o bem às pessoas em todo o tempo, tendo sido vítima de maldades.
O crente pode ter inimigo? Infelizmente, a maior parte das pessoas encontra alguns inimigos durante sua vida. Isso pode acontecer por diversos motivos. O importante é que você não desenvolva inimizade por ninguém, mas que saiba agir com prudência com aqueles que lhe consideram um inimigo por algum ato errado que você cometeu ou pela inveja de alguma de suas virtudes.
A melhor maneira de amar os inimigos é orando por eles, para que aceitem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, o que, por consequência, resolverá o problema da inimizade.
"Quando evangelizamos, por exemplo, procuramos pessoas que jamais vimos antes. Pessoas de todos os tipos, inclusive facínoras e criminosos. Nunca praticamos a evangelização com ódio no coração. Esmeramo-nos na pregação. Buscamos pecadores perdidos que fazem mal aos outros.
Tributamos ao evangelismo todo o nosso respeito e aplicamos a ele todos os nossos talentos, porque entendemos que este deve ser o fim de todo homem: a salvação. O desejo de ver a alma do pecador resgatada pelo poder do Evangelho é fruto de um amor que cresce e se multiplica.
No evangelismo imitamos o gesto de espontaneidade e altruísmo do amor divino. O amor de Deus pelos homens é universal, portanto o nosso amor pelos nossos semelhantes dever ser também universal". (Brunelli, Walter. Conhecidos pelo Amor. Rio de Janeiro CPAD,1995).
A história do amor de Deus pelo mundo ainda não chegou ao fim. Ela vai durar para sempre. O amor de Deus é tão grande que Ele deseja que toda a humanidade seja salva por Cristo.

6 de abril de 2012

CONVERSA FRANCA

Explique aos seus alunos a importância do trabalho do ministério de evangelismo na sua Igreja. Fale acerca da evangelização como a missão primordial da Casa de Deus. Mencione que a tarefa de evangelizar tem como base bíblica Mateus 28 19-20 que fala a respeito da ordem de Cristo à sua igreja com quatro ações principais: ir (no sentido de mover-se ao encontro das pessoas a fim de comunicar a mensagem da salvação); fazer discípulos (tornar as pessoas seguidoras de Cnsto) batizar (confirmar o novo discípulo pela sua confissão pública de que Jesus é o seu Senhor e Salvador) e ensinar as doutrinas da Bíblia (com o objetivo de fazer com que o novo crente cresça na graça e no conhecimento da Palavra de Deus durante toda a sua caminhada cristã)
Você já falou do evangelho para algum amigo ou familiar descrente? Não podemos deixar de propagar a mensagem de Cristo a todos que estão distantes e próximos de nós. Essa é a nossa missão! Jesus começou seu ministério anunciando a salvação primeiramente aos judeus. Depois, voltouse para o mundo gentílico; pregou o evangelho, curou e libertou pessoas. A mensagem de fé e de perdão é para todos, não apenas para a nossa congregação, bairro e a nação. Devemos alcançar nossa família, vizinhos e nosso povo, mas também outras nações. Não perca tempo! Anuncie as boas-novas àqueles que se encontram distantes do Senhor e aos que estão afastados dos caminhos de Deus. Eles também são vidas preciosas para o Todo-Poderoso!

PALAVRA VIVA

Nesta lição vamos conversar sobre a importante missão que você tem para cumprir aqui neste mundo. Esta missão está revelada na Bíblia e foi ordenada por Jesus Cristo. Que legal! Você tem uma missão para cumprir, dada diretamente por Jesus. Então, vamos lá conhecer o que Ele deseja que você faça!

Na adolescência se inicia o quarto estágio do desenvolvimento cognitivo do pensamento chamado de periodo de operações formais. Isso está baseado na teoria do psicólogo Jean Piaget, ainda utilizada por alguns educadores.

O período de operações formais caracteriza-se pelo desenvolvimento da capacidade de realizar as operações mentais somente no nível das ideias.

O adolescente passa a ter capacidade de refletir livremente e de tirar suas próprias conclusões, baseando-se em situações reais ou em suposições. Surge então a necessidade de explorar esta nova aquisição mental. Desta forma, o adolescente começa a estabelecer projetos de vida, metas a serem alcançadas e busca soluções para transformar o mundo.

Essas informações nos revelam que a escola dominical é o espaço ideal para o professor aproveitar e explorar o potencial de seus adolescentes para que a tarefa da evangelização se torne parte integrante do projeto de vida dos alunos.

LIÇÃO 1 - EU TENHO UMA MISSÃO!

A GRANDE COMISSÃO

No texto bíblico abordado nesta lição, vemos que Jesus apareceu aos seus discípulos e Ihes deu uma tarefa que é chamada de A Grande Comissão (Mc 16.15-18).
Ao ouvir essas palavras os discípulos logo foram cumprir sua tarefa. Pela obediência à ordem de Deus, foi que pudemos conhecê-lo, pois como teríamos ouvido sobre o evangelho se nos encontramos tão distantes do tempo e do lugar em que isto aconteceu? Se não houvesse pessoas obedientes à Palavra de Deus, o evangelho não teria chegado até nós.
Mas essa ordem não foi somente para aqueles que tiveram o privilégio de ouvir o "Ide" do próprio Jesus. Evangelizar não é uma opção, mas uma obrigação de todos os que chamam Jesus de Senhor.
Cada um de nós a partir do momento em que aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador passa a ter responsabilidade de ir buscar outras pessoas para terem a mesma experiência.

VÃO A TODOS OS POVOS

Na Primeira Carta aos Coríntios 12.12-28, o autor, Paulo, apresenta a definição do que é a igreja, com parando-a a um corpo. Isso quer dizer que cada crente possui uma importância singular dentro do Corpo de Cristo, que composto por vários membro de igual valor. Assim, você adolescente é hoje parte deste Corpo. Saiba que você é templo e habitaçã do Espírito Santo, e que Deus deseja usá-lo como instrumento par alcançar outras vidas em vário lugares por meio das boas-nova de salvação.
Jesus disse: Vão! Note que Ele não disse se você quiser ou faça-me o favor. O "Ide" foi uma ordem de Cristo. Você pode estar achando que terá que sair viajando pelo mundo e pregando o evangelho. Isso co certeza seria ótimo, mas existe muitas maneiras de você falar c Cristo a todas as nações. Lembre-se de que a Grande Comissão é pa atingir todo o mundo. Então, o seu país, o seu estado, a sua cidade, seu bairro e a sua rua estão incluíd neste "Ide".
Preciso começar perguntando mais uma vez: Qual é a nossa missão como igreja? A resposta está em reconhecer que somos o corpo de Cristo. Portanto, devíamos estar fazendo o que Ele fez na terra. A evangelização do mundo, portanto, tem de ser missão, o objetivo norteador da igreja pois era a meta central de nosso Senhor - a única razão pela qual o Filho eterno, despojando-se de suas vestes de glória, assumiu nossa forma. Ele veio para buscar e salvar o que se havia perdido' (Lc 19.10) - 'não veio para ser servido mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos' (Mt 20.28)" Coleman, Robert. A Chegada do Avivamento Mundial: Rio de Janeiro: CPAD,1996).

ENSINAI...

Jesus disse: ensinai! O propósito de Cristo não é somente que as pessoas ouçam falar dEle, que levantem suas mãos e fique por isso mesmo. Não é apenas uma grande quantidade de conversões, mas ELe deseja que as pessoas aprendam os seus ensinos e possam viver como Ele viveu. Jesus Cristo deseja que cada discípulo forme outros discípulos, ou seja, pessoas capazes de segui-lo com um compromisso diário de oração, leitura da Bíblia, comunhão com a igreja e pregação do Evangelho (João 8.31).

COMPROMISSO COM DEUS

O batismo representa a dedicação da pessoa a Jesus Cristo. É uma demonstração pública da fé e do fim de uma vida de pecado para se iniciar uma nova vida de comunhão com Deus. Quem se batiza nas águas assume o compromisso de viver para o Senhor.
Jesus Cristo, quando anunciou aos seus discípulos a grande missão da igreja, foi muito profundo em suas palavras, determinando que não seria necessário somente semear (ir), mas também cuidar (ensinar) e colher (batizar) os frutos de um verdadeiro encontro com o Salvador.
O batismo é muito importante para a vida cristã, representando a união entre Cristo e o crente. Se você não é batizado, comece a se preparar para assumir esse compromisso.
"Jesus ordenou que os discípulos pregassem o evangelho, ensinassem os novos convertidos, e então os batizassem (Mt 28.19). Isto deixa bem claro que a pessoa só deve ser batizada depois de demonstrar ser salva em Cristo. Infelizmente, alguns novos convertidos, ou adolescentes nascidos em lar evangélico, ficam adiando o batismo, dizendo que, após serem batizados terão de mudar o seu modo de viver. Errado. O modo de viver de uma pessoa deve ser mudado tão logo ele aceite a Cristo como Salvador. As pessoas não são batizadas para serem salvas, mas porque já são salvas, e isto deve ser demonstrado em suas vidas antes mesmo do batismo.
Embora o batismo não salve, não podemos nos esquecer da declaração de Jesus; 'Quem crer e for batizado será salvo '(Me 16.16).
O salvo não tem de optar por ser batizado ou não. Se creu em Jesus e o recebeu, deve demonstrar isto com uma atitude de obediência, passando pelas águas. Ficar adiando o batismo porque não quer abandonar certos costumes, ou porque recusa assumir um compromisso com a igreja, é comportamento de quem ainda nao experimentou verdadeirame o novo nascimento. Se alguérn morrer sem ter tido tempo de passar pelas águas, como o ladrão da cruz (Lc 23.42,43), certamente entrará no paraíso. Contudo, se você tem tempo e oportunidade de ser batizado, e nega-se a fazê-lo, corre risco de perder a salvação" (DORETO Marli. Manual de Integração do Novo Convertido pp 169,170 Rio de Janeiro:CPAD).

TODAS AS NAÇÕES

Salmos 22.27 declara a imensa necessidade de que todos os "cantinhos" da terra conheçam e se convertam ao Senhor.
Porém, para que todas as nações conheçam a Cristo, é necessário que a Igreja não pare nunca de anunciar o evangelho por todos os lugares. Deus conta com cada crente.
Talvez você imagine que há algo "errado" nesta história. Afinal, é difícil imaginar que Deus precisa de você para alguma coisa. Mas a Bíblia é clara quando diz que Deus decidiu atribuir essa responsabilidade à Igreja. Isso mesmo! Ou cumprimos nossa missão ou ela não será realizada na terra. Porém, em cada geração Deus tem encontrado servos fiéis e obedientes à sua Palavra que anunciam o evangelho.
Há a grande necessidade de intensificar o trabalho de evangelização mundial, pois a volta de Cristo está próxima (1 Ts 5.1-3). O número de evangélicos tem crescido bastante, principalmente aqui no Brasil, mas essa não é a realidade em todo o mundo, visto que existem lugares onde nunca se ouviu falar o nome Jesus e que não é permitida a divulgação do evangelho. Isso nos mostra que ainda há muita coisa para ser feita. Faça a sua parte!

ESTOU CONVOSCO

Aleluia! Jesus Cristo encerra suas palavras trazendo incentivo e conforto para os seus discípulos ao declarar "Estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28.20b). Esta é a promessa para os que se comprometem e cumprem sua ordem, ganhando almas perdidas para Cristo. É maravilhoso saber que Cristo está com você durante todo o tempo. Não há melhor companhia e ninguém que possa nos ajudar como Jesus. Ele cuida dos seus filhos a cada instante. Não há o que temer, pois, crendo nessas palavras, encontramos a resposta para qualquer problema que surgir à frente.
É um privilégio saber que Jesus Cristo deu a cada crente uma importante missão: buscar almas que o aceitem como Salvador, para que cumpram sua vontade e sejam batizadas. Assim assumirão compromisso com Ele, e farão outros discípulos para o Senhor.
Então, é preciso que todos os crentes, de todas as idades, se unam e levem ao mesmo tempo c evangelho a todas as nações.
Como fazê-lo? É o que você verá nas próximas lições. Não perca!


Texto Bíblico
Mateus 28.18-20

FIQUE ALERTA

Diariamente você se depara com alguma missão geralmente atribuída por seus pais: separar e jogar fora o lixo, arrumar o quarto, ir à padaria, lavar o tênis... Como você se comporta quando lhe solicitam alguma tarefa? Sugere que seus pais peçam para o seu irmão? Diz que já vai, mas espera que seus pais se esqueçam do pedido? Ou cumpre tudo imediatamente e de boa vontade?
Em vários momentos, você reagiu de forma diferente quando lhe pediram para executar algumas tarefas. Procure ser prestativo e diligente em relação ao trabalho que lhe! for atribuído.

2 de abril de 2012

João 3.16

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, 
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Bom é começar o dia recebendo a MAIOR e MELHOR 
declaração de amor de todos os tempos e saber que o coração do ETERNO, 
do AMADO NOIVO PULSA POR MIM e por você não é mesmo? 
Um dia abençoado queridos!!

Tende bom animo...

O Senhor não disse que tudo seria fácil, 

mas Ele PROMETEU que independente da situação 

estará SEMPRE comigo e com você, 

todos os dias!ELE é fiel! 

Uma noite abençoada queridos!!